top of page
WhatsApp Image 2025-05-08 at 16.33_edited.jpg

O Projeto Mormaço nasceu em 2023 como um respiro quente e necessário na cena alternativa de Porto Velho (RO). A iniciativa surgiu da vontade de proporcionar o acesso à música eletrônica underground e propor encontros que atravessam ritmos periféricos, através de eventos menores e potentes; uma resposta direta à elitização da cena noturna e à invisibilidade das sonoridades do Norte no mapa da música underground brasileira, além da escassez local de espaços que celebrem ritmos brasileiros predominantes nos grandes centros urbanos.

Nas primeiras edições, o Mormaço ocupou bares e espaços alternativos da cidade, misturando festas com pesquisa musical e micro-revoluções afetivas. A partir da terceira edição, o projeto ganhou escala: mais de 500 pessoas, ingressos acessíveis, novos talentos locais.

Em 2024, o projeto realizou sua maior edição até então, com duas atrações nacionais e um novo olhar sobre o baile: um espaço de escuta, memória e transformação, onde o êxtase coletivo encontra a curadoria precisa de uma artista que entende a pista como território político. A marca abriu espaço no underground local com atrações nacionais e a consolidação de uma comunidade diversa, onde pessoas trans, negras, indígenas e LGBTQIA+ estão no centro, na equipe, no palco, no público. Verônica, além de idealizadora, também conduziu entrevistas com nomes como Clementaum — DJ e produtora musical brasileira que ampliou o noiadance de Porto Velho para palcos internacionais — ajudando a contextualizar o significado da cena e marcar a posição da capital rondoniense no radar do underground nacional.

Inspirado por coletivos como Mamba Negra, Ghetto Prince, Humildes do Som Coletivo, o Mormaço aplica práticas como distribuição de cortesias para pessoas trans e não binárias, inscrições abertas para novos DJs, mapeamento de talentos locais e inclusão de subgêneros emergentes da Música Eletrônica Popular Brasileira. 

Mormaço é som que gruda na pele. É a Amazônia em estado febril.


APOIE, RESPEITE E MOVIMENTE A CENA LOCAL
@projeto.mormaco

bottom of page